magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Lava Jato: Ex-senadores Romero Jucá e Valdir Raupp viram réus por corrupção e lavagem de dinheiro

Outras quatro pessoas também tiveram as denúncias aceitas pela 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba; crimes envolvem contratos entre a Transpetro e [...]

Por Mauricio Santos em 16/06/2020 às 10:20:21
Outras quatro pessoas também tiveram as denúncias aceitas pela 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba; crimes envolvem contratos entre a Transpetro e construtoras. O ex-senador Romero Jucá (MDB-RR) se tornou réu por corrupção e lavagem de dinheiro

Pedro França/Agência Senado

O ex-senadores Romero Jucá (MDB-RR) e Valdir Raupp (MDB-RO) se tornaram réus em processo da Operação Lava Jato por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. A denúncia foi aceita em 18 de maio e divulgada nesta segunda-feira (15) pela força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF).

Outras quatro pessoas, entre elas o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, também se tornaram rés no processo, depois da aceitação da denúncia por parte do juiz federal Luiz Antônio Bonat, da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba.

O G1 tenta contato com as defesas dos citados.

O ex-senador Valdir Raupp (MDB-RO) também se tornou réu em processo da Lava Jato

Beto Barata/Agência Senado

Conforme a força-tarefa da Lava Jato, os crimes envolvem contratos celebrados entre a Transpetro, subsidiária da Petrobras, e as empreiteiras NM Engenharia e Odebrecht Ambiental.

A denúncia aponta que as empresas pagavam propina aos integrantes do MDB responsáveis pela nomeação e manutenção de Sérgio Machado na presidência da estatal. Em troca, ele garantia às empreiteiras a continuidade de contratos e futuros convites para licitações, segundo a denúncia.

O suposto esquema de corrupção mantido na Transpetro resultou em uma série de pagamentos ilícitos disfarçados de doações eleitorais oficiais ao partido entre 2008 e 2010 e em 2012, de acordo com o MPF.

Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Fonte: G1

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui