magalu

Boca Aberta quer auxílio funeral para famílias de doadores de órgãos

Boca Aberta quer aux√≠lio funeral no valor de 3 (tr√™s) sal√°rios m√≠nimos às fam√≠lias dos doadores de √≥rg√£os

Por Redação Londrina em 26/10/2021 às 16:47:57

Doar órg√£os é um ato dos mais nobres e beneficentes ao próximo que existe.

Pensando em dar um maior auxilio as fam√≠lias dos doadores, o deputado Boca Aberta criou uma proposta de lei que visa auxiliar essas fam√≠lias. Segundo o projeto, o estado vai beneficiar através de um auxilio funeral no valor de 3 (tr√™s) sal√°rios m√≠nimos aos dependentes desses verdadeiros heróis.

Justificativa:

O presente Projeto de Lei disp√Ķe sobre a concess√£o de aux√≠liofuneral no valor de 3 (tr√™s) sal√°rios m√≠nimos às fam√≠lias dos indiv√≠duos que s√£o doadores de órg√£os e tecidos. A doa√ß√£o de órg√£os é um ato de amor ao próximo e pode ser decisiva para determinar a sobreviv√™ncia de uma pessoa. Muitos n√£o sabem, mas, no Brasil, existem milhares de pessoas na fila de espera para receber um órg√£o, sendo esse gesto de doa√ß√£o sua √ļnica esperan√ßa. Doar órg√£os é um ato que pode salvar vidas.

Em muitos casos, o transplante é a √ļnica esperan√ßa de vida para quem precisa da doa√ß√£o. Mas, infelizmente, ainda existem muitos desafios tanto para quem doa quanto para quem recebe os órg√£os. Falta de conhecimento, autoriza√ß√£o da fam√≠lia e falta de estrutura hospitalar s√£o os principais deles.

A doa√ß√£o de órg√£os no Brasil é um tema extremamente importante para toda a sociedade. O assunto est√° sempre em discuss√£o, principalmente em campanhas de conscientiza√ß√£o promovidas pelo governo e outras institui√ß√Ķes. Além disso, a doa√ß√£o só é permitida após a autoriza√ß√£o de um familiar. Por isso, é essencial que as pessoas que tenham interesse em doar seus órg√£os comuniquem à fam√≠lia. Atualmente, o Brasil possui o maior sistema p√ļblico de transplante do mundo. Cerca de 96% dos procedimentos realizados no pa√≠s s√£o realizados pelo Sistema √önico de Sa√ļde (SUS).

O Brasil é o segundo pa√≠s que mais realiza transplante de órg√£os, ficando atr√°s apenas dos Estados Unidos. Os dados mais recentes de 2018 apontam mais de 41 mil pacientes na fila de espera dos transplantes. De acordo com a Associa√ß√£o Brasileira de Transplantes de Órg√£os (ABTO), 1.158 pessoas morreram na fila aguardando um transplante no primeiro semestre de 2017.


Lei a íntegra do Projeto




Por Redação Londrina
Comunicar erro
magalu 2

Coment√°rios

magalu 3