magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Governo vai concluir até o fim do ano 60 ações do Plano Anticorrupção

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, o presidente da República, Jair Bolsonaro e o ministros da Economia, Paulo Guedes, participam de evento...

Por Mauricio Santos em 09/12/2021 às 19:25:30

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, o presidente da República, Jair Bolsonaro e o ministros da Economia, Paulo Guedes, participam de evento alusivo ao Dia Internacional Contra a Corrupção,no Palácio do Planalto - José Cruz/Agência Brasil

Em discurso, o presidente Jair Bolsonaro disse que há poucos anos, os escândalos eram semanais e precisavam ser combatidos. “O primeiro ato para combater a corrupção é o não fatiamento do poder. O maior exemplo que podemos dar é a escolha de um ministério com critérios. Nunca tivemos um ministério com a qualidade do que temos hoje”, destacou.

OCDE

Durante o evento foi anunciado o início da Avaliação de Integridade Pública do Brasil, que será feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e permitirá que o país faça, oficialmente, a adesão à Recomendação de Integridade Pública da organização.

Em mensagem gravada, o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, disse que o combate à corrupção é uma prioridade da organização. Segundo ele, a corrupção é uma ameaça ao desenvolvimento sustentável, impede a prestação de serviços públicos e “enfraquece os valores da democracia”.

Balanços

O ministro da CGU também apresentou um balanço das ações da pasta. Segundo a CGU, em 2021, o governo assinou acordo de leniência com cinco empresas, no total de R$ 1,77 bilhão - valor que será restituído ao Brasil.

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, participa de evento alusivo ao Dia Internacional Contra a Corrupção,no Palácio do Planalto

09.12.2021_Dia Internacional Contra a Corrupção_02, por José Cruz/Agência Brasil

Segundo Rosário, neste ano até novembro foram realizados 113 mil pedidos com base na Lei de Acesso à Informação. A redução do tempo de resposta foi expressiva: de 15,36 dias em 2017 para 12,04 dias em 2021. O aumento na satisfação do cidadão com o atendimento registrou melhora, e foi de 3,64 em 2017 para 3,85 em 2021.

“Estamos cumprindo a determinação dada no início do governo: fortalecer as instituições e criar mecanismos eficientes de luta contra a corrupção”. Segundo ele, “os resultados já estão aparecendo. Não temos hoje um único caso de corrupção na cúpula do governo federal. Continuaremos trabalhando arduamente com este objetivo”, destacou o ministro.

*Com informações da CGU.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui