magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Idosos formam filas gigantes para vacina da gripe em Curitiba:

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, foi às redes sociais apelar para que as pessoas não se desesperem em tomar a vacina neste primeiro dia, já que a campanha segue [...]

Por Mauricio Santos em 23/03/2020 às 16:32:11

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, foi às redes sociais apelar para que as pessoas não se desesperem em tomar a vacina neste primeiro dia, já que a campanha segue até o dia 22 de maio.

"Não se desesperem para tomar a vacina neste primeiro momento. Há 42 pontos como ruas da cidadania, paróquias, colégios? a lista está no site da prefeitura. E temos também a opção do drive thru que é exclusivamente para quem vai de carro. Peço que que pessoas a pé não procurem os pontos de drive thru para não sobrecarregar as equipes de saúde", disse o prefeito.

Curitiba adotou uma estratégia diferente para a campanha de vacinação contra a gripe. Em vez de concentrar a vacinação nas unidades de saúde, estão montados 42 pontos externos, que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, incluindo os cinco pontos de "drive thru" . O público-alvo de idosos é de 118 mil pessoas.

A medida busca afastaros idosos do risco de contrair o novo coronavírus. Com a vacinação em áreas externas, não será necessário ir até a unidade de saúde para se vacinar e se expor ao vírus.

"Pede-se o comparecimento à vacinação principalmente às pessoas idosas. Não queremos perder ninguém", diz Greca.

O prefeito ressalta, no entanto, que esta vacina não previne contra o coronavírus. "Para o coronavírus ainda não há vacina".

Neste ano, o Ministério da Saúde adiantou o início da campanha contra a gripe em quase um mês, em decorrência da epidemia do novo coronavírus. O objetivo é imunizar a população-alvo contra influenza e minimizar os impactos da doença no sistema de saúde.

Drive thru

Os pontos com drive thru para os idosos estão localizados na Praça Afonso Botelho (do Atlético), Praça da Maternidade Bairro Novo, Praça Eucaliptos, o Restaurante Madalosso e a Paróquia Santo Antônio.

A operação do drive thru será realizada pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que disponibilizará módulos nos locais. Além disso, agentes de trânsito vão organizar o fluxo de pessoas e de trânsito durante este trabalho.

Veja aqui todos os locais da vacinação contra a gripe

Fila da vacina na Paróquia São José do Trabalhador com distância entre os idosos – Foto Colaboração

Segurança

De acordo com a coordenadora da Central de Vacinas, Leia Regina Silva, a estratégia de vacinação "extra-muros" é segura e importante nesse momento.

"Com essa estratégia podemos poupar as pessoas que podem se infectar com o novo coronavírus e outras doenças de irem em unidades de saúde", explica Leia.

"Nossa equipe está capacitada para fazer essa vacinação, com práticas antissépticas e higienização da mãos de forma rigorosa, conservação das vacinas em caixas com bobinas refrigeradas, temperatura verificada regularmente, entre outros cuidados", diz ela.

Primeira fase

A vacinação será feita de forma escalonada. A partir de segunda-feira (23/3), na primeira fase, serão imunizados idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde.

O público-alvo estimado da campanha toda é de 620 mil pessoas.A meta é vacinar90% destepúblico-alvo definido pelo Ministério da Saúde de acordo com o critério de vulnerabilidade em relação à doença. A data prevista de encerramento da campanha é 22/5. O Dia D está marcado para 9/5.

"Nesse momento é de extrema importância que as pessoas do público-alvo se vacinem contra a gripe, nos ajuda a evitar que mais pessoas fiquem doentes", afirma a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

Escalonamento

A campanha de vacinação contra a gripe de 2020 será escalonada, de acordo com o calendário do Ministério da Saúde.

1ª fase (a partir de 23/3)– Idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.

2ª fase (a partir de 16/4)– Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e doentes crônicos (que tenham prescrição médica ou sejam acompanhados por programas da unidade de saúde).

3ª fase (a partir do dia 9/5)– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mães que tiveram bebês até 45 dias e apresentem algum documento que comprove a condição) e adultos de 55 a 59 anos.

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui