Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Pronunciamento de Bolsonaro foi 'equivocado', e brasileiros devem seguir normas da OMS, diz Maia

Bolsonaro pediu na TV a 'volta à normalidade' em meio à pandemia do coronavírus, o fim do 'confinamento em massa' e disse que meios de comunicação [...]



Bolsonaro pediu na TV a 'volta à normalidade' em meio à pandemia do coronavírus, o fim do 'confinamento em massa' e disse que meios de comunicação espalharam 'pavor'. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ)

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta terça-feira (24) em uma rede social que o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro foi "equivocado" e que os brasileiros precisam seguir as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) em meio à pandemia do novo coronavírus.

No pronunciamento, Bolsonaro contrariou tudo o que especialistas e autoridades sanitárias do país e do mundo inteiro vêm pregando como forma de evitar que o novo coronavírus se espalhe.

Na TV, Bolsonaro pediu "volta à normalidade" em meio à pandemia e o fim do "confinamento em massa". Afirmou também que meios de comunicação espalharam "pavor" na população.

"Desde o início desta crise venho pedindo sensatez, equilíbrio e união. O pronunciamento do presidente foi equivocado ao atacar a imprensa, os governadores e especialistas em saúde pública", publicou Rodrigo Maia.

Em seguida, o presidente da Câmara acrescentou:

"Cabe aos brasileiros seguir as normas determinadas pela OMS e pelo Ministério da Saúde em respeito aos idosos e a todos que estão em grupo de risco."

Para Rodrigo Maia, Bolsonaro precisa reconhecer o "esforço" de governadores, prefeitos e profissionais de saúde e adotar "medidas objetivas de apoio emergencial" para conter o avanço do coronavírus.

Bolsonaro contraria especialistas e autoridades e pede fim do "confinamento em massa"

País precisa de 'liderança séria'

Também nesta terça, o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), divulgou uma nota na qual afirmou que a fala de Bolsonaro foi "grave" e que o país precisa de uma "liderança séria".

"Neste momento grave, o país precisa de uma liderança séria, responsável e comprometida com a vida e a saúde da sua população. Consideramos grave a posição externada pelo presidente da República hoje, em cadeia nacional, de ataque às medidas de contenção ao Covid-19", afirmou Alcolumbre.

Enquanto Bolsonaro fazia o pronunciamento na TV, houve panelaço em cidades de alguns estados, entre os quais São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Ceará e Alagoas.

Dados sobre coronavírus

De acordo com o Ministério da Saúde, até esta terça, foram registradas 46 mortes no Brasil em razão da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Além disso, segundo o ministério, há 2,2 mil casos confirmados.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que há no mundo mais de 375 mil casos de coronavírus, com 16,3 mil mortes confirmadas, em 195 países.

Initial plugin text

G1

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!