magalu
uol
webhotel

Boletim coronavírus: Paraná soma 106 casos confirmados

Por Redação em 26/03/2020 às 20:27:50

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais nove casos de coronavírus no Paran√° nesta quinta-feira (26). O Estado soma 106 confirma√ß√Ķes da doen√ßa.

Os novos casos s√£o de cinco mulheres e quatro homens com idades entre 28 e 49 anos. Os registros s√£o de Curitiba (6), Pato Branco (1), Maring√° (1) e Rio Negro (1).

O Paran√° tem atualmente 106 pacientes confirmados – quatro n√£o residem no Estado –, 613 descartados e 3.487 casos em investiga√ß√£o. Dentre os confirmados, oito est√£o em isolamento hospitalar, sendo cinco em Unidades de Terapia Intensiva (UTI"s).

Os municípios do Estado com casos confirmados até agora s√£o: Campo Largo (1), Colombo (2), Curitiba (66), Pinhais (3), Rio Negro (1), Ponta Grossa (3), Pato Branco (2), Foz do Igua√ßu (5), Cascavel (2), Campo Mour√£o (1), Cianorte (6), Paranavaí (1), Maring√° (3), Faxinal (1), Londrina (3), Guaíra (1), Tel√™maco Borba (1). Além disso, o Paran√° registrou casos de S√£o Paulo (3) e Brasília (1) onde os pacientes foram diagnosticados e procuraram tratamento no Estado, mesmo morando em outro local.

DADOS – Todas as notifica√ß√Ķes pelos servi√ßos de saúde de síndromes respiratórias constam no boletim como casos em investiga√ß√£o.

A medida cumpre a Portaria n¬ļ 454/2020, do Ministério da Saúde, que estabelece novos critérios e procedimentos.

Diariamente os servi√ßos de saúde dos 399 municípios do Paran√° notificam os atendimentos de síndromes respiratórias via sistema, isso explica o aumento di√°rio significativo nos números em investiga√ß√£o. Porém, nem toda notifica√ß√£o representa que o caso seja considerado como suspeito.

A Portaria do Ministério da Saúde exige a notifica√ß√£o imediata. Após isto, o servi√ßo de saúde municipal, através da an√°lise clínica, define se o paciente é um suspeito em potencial e verifica a necessidade, ou n√£o, da coleta de amostra para a realiza√ß√£o de testes. O número de casos em investiga√ß√£o n√£o significa que todos s√£o considerados suspeitos.

Boletim 26/03/2020

magalu 2

Coment√°rios

magalu 3