magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Zezé Motta faz reflexão sobre Lei Áurea: "Na?o garantiu inclusa?o social"

Zezé Motta compartilhou uma reflexão sobre a promulgação da Lei Áurea, data celebrada nesta quarta-feira (13). Usando uma foto de sua personagem em "Escrava Mãe", [...]

Por Mauricio Santos em 13/05/2020 às 17:08:11

Zezé Motta compartilhou uma reflexão sobre a promulgação da Lei Áurea, data celebrada nesta quarta-feira (13). Usando uma foto de sua personagem em "Escrava Mãe", novela da TV Record, a atriz publicou um texto sobre o assunto no Instagram.

"Lei Aurea: O 13 de maio e mesmo uma data a ser comemorada? Em 13 de maio de 1888, a princesa Isabel, herdeira do trono no Brasil, assinou a Lei Aurea, que oficialmente extinguiu a escravida?o no pais. A princesa e seu feito sa?o reverenciados nos livros escolares de historia e a data, Dia da Abolic?a?o da Escravatura, foi instituida no calendario oficial como algo a ser comemorado. Mas para o movimento negro na?o ha o que festejar", escreveu Zezé.

"Depois de muita luta das negras e negros no Brasil Colo?nia, como a do Quilombo dos Palmares e a revolta dos Male?s, por exemplo, a Lei Aurea veio, mas veio sem nenhuma reparac?a?o moral ou econo?mica. Na?o garantiu inclusa?o social", completou.

A atriz concluiu dizendo que a lei deixou os negros "largados a? propria sorte" e, por isso, eram marginalizados e discriminados até os dia de hoje. "[Deu]inicio a?s mazelas que combatemos ate hoje: discriminac?a?o, pobreza, falta de oportunidades e de trabalho decente para a populac?a?o negra. 13 de maio e mais um dia de resiste?ncia e de luta pela igualdade e combate ao racismo."

Leia o post completo abaixo:

Fonte: JP

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui