magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

LĂ­deres falam em crise de articulação do governo durante anĂĄlise de MP; acompanhe

Bruno Spada/Câmara dos Deputados Elmar Nascimento: a Câmara tem dado recados ignorados pela cúpula do governo Deputados alertaram sobre problemas na negociação entre governo e Congresso durante a discussão da Medida Provisória 1154/23, que trata da organização ministerial da gestão Lula.

Por Mauricio Santos em 31/05/2023 às 22:48:59
Discussão e votação de propostas. Dep. Elmar Nascimento(UNIÃO - BA) Elmar Nascimento: a Câmara tem dado recados ignorados pela cúpula do governo

Deputados alertaram sobre problemas na negociação entre governo e Congresso durante a discussão da Medida Provisória 1154/23, que trata da organização ministerial da gestão Lula. A MP está em análise no Plenário da Câmara dos Deputados e precisa ser votada pelas duas Casas (Câmara e Senado) até amanhã à meia-noite ou perderá a eficácia.

O líder do União Brasil, deputado Elmar Nascimento (União-BA), criticou a articulação política do governo Lula. Ele disse que os líderes partidários se reuniram até a meia-noite de ontem para "lavar a roupa suja", que a Câmara tem dado recados ignorados pela cúpula do governo e cobrou lealdade e credibilidade nas negociações.

"Depois que ficamos até a meia-noite de ontem fazendo lavagem de roupa suja, devo dizer que a insatisfação é geral, todos os líderes reconhecem", afirmou.

Ele disse que o partido vai apoiar a medida provisória que garante a estrutura administrativa do governo Lula, mas não poupou críticas ao Planalto. "Tudo isso é fruto da forma contraditória, desgovernada, da falta de uma base estabilizada", criticou.

Elmar Nascimento afirmou que a derrubada de parte dos decretos do governo suspendendo o marco do saneamento e o marco temporal foram recados ignorados pelo governo.

"Na votação do decreto do saneamento, o governo não procurou entender o que estava acontecendo na Câmara dos Deputados e preferiu ir até o Senado e obstaculizar a votação. O marco temporal também foi um recado, e todos os recados estão sendo dados sucessivamente", disse.

Articulação política
O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) reconheceu a crise. "Sabemos que crise entre governo e Poder Legislativo é mais do que comum nas democracias modernas", disse ele, que reconheceu problemas na articulação política do governo. "Temos problemas que serão superados, mas esta Casa vai votar com os interesses da população", disse.

Em nome da liderança da Maioria, o deputado Acácio Favacho (MDB-AP) afirmou que o bloco concordou com a votação da proposta nesta quarta-feira graças aos esforços do relator, deputado Isnaldo Bulhões Jr (MDB-AL).

A relação entre governo e Congresso também foi comentada por deputados de oposição. "Estamos vivendo um momento de turbulência política no País que não pode ser atribuído a nós que defendemos o governo anterior", disse o deputado Eli Borges (PL-TO), coordenador da Frente Parlamentar Evangélica.

O líder da oposição, deputado Carlos Jordy (PL-RJ), afirmou que Lula conta com uma "maioria pífia". "Estamos aqui desde as 9 horas da manhã e ainda não votamos esta medida provisória porque o governo não tem voto, a base do governo não existe", disse.

Mais informações em instantes

Assista ao vivo

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

ComentĂĄrios

anuncie aqui