magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Londrina recebe a feira de serviços Paraná em Ação a partir desta quarta-feira

A ação, coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Seju) com apoio da prefeitura, disponibiliza gratuitamente confecção de documentos, intermediação de mão de obra, cadastramento em programas sociais, serviços municipais, além do inédito teste de paternidade.

Por Mauricio Santos em 04/07/2023 às 10:46:30
Londrina Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Londrina Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Seju), promove nos próximos dias 5, 6 e 7 (quarta a sexta-feira) a feira de serviços Paraná em Ação em Londrina. A ação oferta de maneira gratuita diversos serviços, como confecção de documentos, intermediação de mão de obra, cadastramento em programas sociais, serviços municipais, além de exposições e programação voltada às crianças.

A edição de Londrina, que ocorre na Praça Luiz D"Laqua no bairro Jardim Bandeirantes, também marca a estreia de um novo serviço gratuito na grade fixa do Paraná em Ação, o teste voluntário de paternidade e maternidade, fruto de uma parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE-PR).

"Londrina foi escolhida como a cidade-piloto dessa nova parceria pela sua localização estratégica e grande contingente populacional. Além do teste do DNA, os diversos serviços ofertados, como documentação e programas sociais, ajudam a promover os direitos da criança e do adolescentes e na sua formação como cidadãos paranaenses", afirmou o secretário Santin Roveda.

"Esta parceria entre Governo e município é essencial. Muitas vezes o cidadão tem dificuldades em saber onde encontrar determinados serviços que o Estado e o município oferecem. Ações assim aproximam o cidadão do poder público", destacou o prefeito Marcelo Belinati.

Na área de documentação, será ofertada a confecção gratuita da carteira de identidade, por meio do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), e do CPF, emitido pela Polícia Penal por meio de um convênio com os Correios. Também será possível emitir a Carteira de Trabalho Digital, CNH Digital, Carteira do Autista, Passe Livre, ID Jovem e, ainda, a segunda via de certidões (nascimento, casamento e óbito).

Além da confecção de RGs, a Polícia Civil vai oferecer à população serviços como boletins de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais, orientações sobre como fazer denúncias, prevenções e quais medidas podem ser tomadas ao ser vítima de um crime. A iniciativa faz parte do programa PCPR da Comunidade.

A população também poderá se inscrever em diversos programas estaduais, como o Nota Paraná, que motiva a população a pedir o CPF na nota fiscal para receber de volta parte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) pago nas compras e concorrer a prêmios mensais. Para o público de baixa renda estarão disponíveis os programas Casa Fácil, da Cohapar, o Água Solidária, da Sanepar, e o Energia Solidária, da Copel.

As ações móveis do Governo do Estado também estarão presentes. O Ônibus Lilás, da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), prestará orientação socioassistencial para mulheres vítimas de violência. Já a Agência do Trabalhador Itinerante, da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda (Setr), disponibilizará vagas de emprego, apoio para a confecção dos currículos e encaminhamento aos programas de qualificação profissional.

A prefeitura vai oferecer atualização do CadÚnico e inscrição em programas sociais como Cartão Comida Boa e Bolsa Família, por meio do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e, por meio da Secretaria da Saúde, fará aferição da pressão arterial e glicêmica, atualização da carteirinha do SUS e aplicação da vacina contra a gripe.

Já a Secretaria Municipal de Educação fará busca ativa para a inscrição na EJA (Educação para Jovens e Adultos), oficinas de contação de histórias e do programa Vida. Estarão presentes também as Secretarias Municipais do Ambiente, dos Esportes, de Políticas para Mulheres, de Trabalho, Emprego e Renda, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Ouvidoria-Geral do Município.

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui