magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

A conexão com vejaparana.com não é segura Este aviso está sendo exibido porque o site não é compatível com HTTPS. O site vem dando erro em publicações e com bastante lentidão para publicar noticias e compartilhar noticias. IP Address: 177.23.61.73

Maior campeonato entre favelas do mundo, organizado pela Central Única das Favelas (Cufa), a competição reuniu mais de 11 mil atletas, de 200 comunidades do Paraná, ao longo de três meses de disputa. Já os Jogos Paradesportivos são disputados em Foz do Iguaçu, por mais de 2 mil atletas.

Por Mauricio Santos em 20/11/2023 às 14:23:35
Taça das Favelas e Jogos Paradesportivos foram destaques no fim de semana Foto: SEES-PR

Taça das Favelas e Jogos Paradesportivos foram destaques no fim de semana Foto: SEES-PR

A final da Taça das Favelas 2023, que contou com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, aconteceu no sábado (18) no Estádio Durival Britto e Silva, a Vila Capanema, em Curitiba. É o maior campeonato entre favelas do mundo, organizado pela Central Única das Favelas (Cufa). Apenas no Paraná, mais de 11 mil atletas, de 200 comunidades, participaram da fase de peneira, buscando uma vaga no campeonato. Foram classificados 64 times, que começaram a fase de grupos no dia 26 de agosto.

Na final feminina, a Vila Leonice levou a melhor sobre a Vila Guaíra, vencendo por 3 a 1, enquanto na final masculina, a taça ficou com a equipe de Tanguá, após vitória de 1 a 0 contra o Bairro Novo A.

"Esse sonho vem sendo construído há tempos, tijolinho por tijolinho, e valeu cada suor, sangue e lágrima derramado. E afirmo que a favela é potência e não carência, está vencendo e tem muito para vencer", afirma José Antônio Jardim, presidente estadual da Cufa.

As equipes campeãs levaram um cheque de R$ 17,5 mil, que os vice-campeões garantiram R$ 12,5 mil.

PARADESPORTIVOS – Os Jogos Paradesportivos do Paraná, que reúnem mais 2 mil atletas, movimentam Foz do Iguaçu e região. No domingo (19), as delegações de 49 municípios participaram da festa da abertura do evento. A competição segue até quarta-feira (22) e os jogos já estão a todo vapor. No fim de semana foram disputados basquete, vôlei sentado, futsal e goalball. A partir desta segunda-feira, os atletas disputam natação, taekwondo, tênis, xadrez, badminton, ciclismo, golf 7, tênis de mesa, rugby, atletismo, bocha e handebol.

Os Jogos Paradesportivos integram a lista de 11 jogos promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, e constituem no maior encontro de pessoas com deficiência amantes do esporte, tanto as que buscam o alto rendimento como aquelas que estão iniciando a trajetória.

O secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, afirma que a iniciativa faz parte da estratégia estadual de valorização do paradesporto, iniciada em 2019. "Assumimos o compromisso de que o Paraná seria referência no Brasil nesta área e isso está se concretizando", diz.

O evento de abertura contou com uma palestra do medalhista olímpico e ex-velejador Lars Grael. Ele falou sobre sua superação, após perder uma das pernas ao ser atropelado por uma lancha, em 1998, e sobre o retorno ao esporte, com muito sucesso. Grael também esteve na Central de Comissão Organizadora (CCO) dos jogos, onde os atletas passam por uma análise para classificar o tipo de deficiência e categorizar a pontuação para as competições.

BRASILEIRO ESCOLAR – Os campeões de futsal dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) estão na Bahia disputando o torneio nacional desta modalidade, que não é contemplada nos Jogos Escolares Brasileiros. A competição começou neste domingo e segue até o dia 26 de novembro, em Salvador e nas cidades de Lauro de Freitas e Simões Filho. Mais de 500 alunos de escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio, entre 15 e 17 anos, estão participando nos naipes masculino e feminino.

GINÁSIO DO TARUMÃ – O Ginásio do Tarumã, de Curitiba, principal espaço para atividades esportivas do Governo do Estado, foi palco do jogo de ida da final do Campeonato Paranaense de Futsal Série Bronze, a terceira divisão estadual.

A partida entre Paraná Clube e Terra Boa atraiu cerca de 4,8 mil torcedores e encerrou com vitória do time da casa por 7 a 5. O jogo de volta está marcado para o dia 25 de novembro, no Ginásio Arnaldo Zampieri, em Terra Boa, às 20h. As duas equipes disputando a taça já garantiram o acesso à Série Prata.

AGENDA – A partir desta quarta-feira (22), o Ginásio do tarumã recebe o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Rítmica Ilona Peuker de Conjuntos. Esta edição homenageia a professora que trouxe a modalidade para o Brasil no final da década de 1950.

Participam 598 ginastas, de 48 clubes de 12 estados. As disputas serão nas categorias pré-infantil (9 e 10 anos), infantil (11 e 12 anos), infantojuvenil (13 e 14 anos), juvenil (13 a 15 anos) e adulto (a partir de 16 anos).

O campeonato é uma organização da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e da Copel, via Programa de Fomento e Incentivo ao Esporte - Proesporte.

A cerimônia de abertura está agendada para 23 de novembro, às 19h30. A entrada é gratuita todos os dias. A competição também pode ser acompanhada ao vivo em transmissão pelo no canal do YouTube da CBG.

A Secretaria do Esporte estará presente no evento com uma exposição do Centro de Memória. Durante a competição, a bicampeã dos Jogos Panamericanos Dayane Camillo será homenageada. A ex-competidora de ginástica rítmica, natural de Londrina, representou o Brasil em duas olimpíadas (Sydney em 2000 e Atenas em 2004).

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui