magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Congresso inicia sessão conjunta para analisar vetos e projetos de crĂ©dito; acompanhe

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados Deputados reunidos em Plenário O Congresso Nacional deu início à sessão conjunta que vai analisar vetos presidenciais, aplicados pelo governo atual e anteriores, a projetos de lei aprovados pela Câmara dos Deputados e o Senado.

Por Mauricio Santos em 14/12/2023 às 12:27:59
Deputados reunidos em Plenário

O Congresso Nacional deu início à sessão conjunta que vai analisar vetos presidenciais, aplicados pelo governo atual e anteriores, a projetos de lei aprovados pela Câmara dos Deputados e o Senado. No momento, 395 deputados e 55 senadores marcaram suas presenças.

Entre os vetos a serem analisados está o que trata do marco temporal das terras indígenas (VET 30/23). O governo argumentou que vetos foram necessários em razão da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou inconstitucional a tese do marco temporal das terras indígenas.

A tese do marco temporal estabelecia que a demarcação dos territórios indígenas deveria respeitar apenas a área ocupada pelos povos originários até a data da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988.

Para derrubar um veto presidencial são necessários, no mínimo, 257 votos de deputados e 41 votos de senadores.

Também estão na pauta desta sessão 20 projetos que liberam recursos do Orçamento federal para diversos órgãos públicos.

Mais informações a seguir

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

ComentĂĄrios

anuncie aqui