magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Conselho aprova plano de comunicação da Câmara dos Deputados

Mario Agra / Câmara dos Deputados Reunião do Conselho de Comunicação da Câmara O Conselho Consultivo de Comunicação Social da Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira (13) o plano de trabalho da área de comunicação da instituição para o biênio 2024-2025.

Por Mauricio Santos em 14/12/2023 às 13:58:20
Reunião do Conselho de Comunicação da Câmara

O Conselho Consultivo de Comunicação Social da Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira (13) o plano de trabalho da área de comunicação da instituição para o biênio 2024-2025. O diretor-executivo de Comunicação e Mídias Digitais, Cleber Queiroz Machado, apresentou os objetivos para o biênio, que priorizam a atualização tecnológica e de linguagem.

A expansão da Rede Legislativa de Rádio e TV Digital, que chegou a mais de 1.600 canais de TV em 2023, é uma das ações prioritárias, junto com a transição para o modelo de TV 3.0, uma nova tecnologia mais interativa, que deve ser implementada no Brasil a partir de 2025.

Participação popular
Outra prioridade é o lançamento, em 2024, da nova versão da ferramenta de audiências interativas, que permite aos cidadãos fazer perguntas durante as reuniões de comissões da Câmara dos Deputados. A ferramenta estará integrada ao portal da instituição.

Gustavo Ferenci, representante da sociedade civil, destacou a necessidade de investir em estratégias de divulgação do material produzido. "É um conteúdo de alta qualidade, que pertence ao cidadão", pontuou.

Mário Agra / Câmara dos Deputados Diretor Executivo de Comunicação e Mídias Digitais, Cleber Machado Cleber Machado apresentou os objetivos para o biênio, que priorizam a atualização tecnológica e de linguagem

Linguagem simples
O Conselho também decidiu produzir uma cartilha para orientar os profissionais de comunicação da Câmara e de outros órgãos do Poder Legislativo sobre como utilizar a linguagem simples, um conjunto de técnicas criadas para transmitir informações de maneira clara.

A proposta foi da conselheira Aline Braga, uma das representantes da sociedade civil no colegiado. "É importante reforçar o diálogo para que a gente tenha a prática disso, ajudando as pessoas a entenderem o que se passa nas casas legislativas", destacou.

A Câmara dos Deputados aprovou neste mês um projeto de lei que institui a política nacional de linguagem simples (PL 6256/19). O projeto agora vai ser analisado pelo Senado.

Conselho
O Conselho de Comunicação é presidido pela deputada Any Ortiz (Cidadania-RS). O colegiado é composto por quatro representantes da sociedade civil, pelo diretor-executivo de Comunicação e Mídias Digitais da Câmara dos Deputados e por cinco deputados: o secretário de Comunicação Social, o secretário de Participação, Interação e Mídias Digitais, o secretário de Transparência e o ouvidor.

O Conselho foi criado em 2019 para propor como a instituição deve se comunicar com sociedade e para zelar pelo respeito à diversidade de opiniões e à pluralidade partidária na TV Câmara, na Rádio Câmara, nas notícias publicadas no Portal da Internet e nas contas da Câmara nas redes sociais.

O Conselho se reúne a cada três meses.

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

ComentĂĄrios

anuncie aqui