magalu
uol
webhotel

Governo distribui quase 100 mil medicamentos de intubação para hospitais e prefeituras

S√£o 80 mil analg√©sicos adquiridos pela secretaria estadual da Sa√ļde e 19 mil unidades de bloqueadores neuromusculares encaminhados ao Paran√° pelo Minist√©rio da Sa√ļde.

Por Redação em 27/03/2021 às 12:07:28

A Secretaria de Estado da Saúde distribui a partir desta sexta-feira (26) cerca de 100 mil unidades de medicamentos analgésicos e bloqueadores neuromusculares que integram o chamado kit intuba√ß√£o, utilizado para intubar pacientes com casos graves de Covid-19. A previs√£o é concluir a distribui√ß√£o j√° no s√°bado (27).

Ser√£o enviadas 80 mil unidades do analgésico Fentanil a todo o Paran√°: 60 mil ampolas destinadas a 63 hospitais que atendem Covid-19 e 20 mil unidades enviadas para municípios. Os medicamentos foram adquiridos pela Secretaria de Saúde e ser√£o encaminhados às regionais, juntamente com o novo lote de vacinas que chegou ao Estado.

No s√°bado (27), a secretaria envia 19 mil unidades do bloqueador neuromuscular Rocurônio, encaminhadas ao Estado através do Ministério da Saúde.

"Nossas reservas de medicamentos est√£o se esgotando dramaticamente. Nós recebemos alguns agora, estamos comprando outros e h√° uma possibilidade de compra no Exterior autorizada pela Anvisa. Também estamos pressionando o Ministério da Saúde para que auxilie efetivamente nesse contexto", afirmou o secret√°rio da pasta, Beto Preto.

"Temos novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva para serem abertos nos próximos dias, mas para isso dependemos também de medicamentos, além de profissionais e equipamentos. Estamos no limite, n√£o apenas no Paran√°, mas no Brasil todo. As f√°bricas n√£o t√™m conseguido atender toda essa demanda. Mas estamos trabalhando para comprar mais kits", complementou.

Ele destacou, ainda, que o Paran√° mantém monitoramento frequente desses medicamentos e tem conversado com os municípios diariamente para atendimentos emergenciais.

RESPIRADORES E MONITORES – Nesta sexta-feira, também foram encaminhados 12 respiradores e 12 monitores ao Hospital da Polícia Militar. Os respiradores foram enviados ao Estado através do Ministério da Saúde. Os monitores, por sua vez, s√£o uma doa√ß√£o da empresa Mondel?z Brasil.

"Eu quero fazer um agradecimento em nome de toda a popula√ß√£o do Paran√° por esses equipamentos. Estamos falando em respiradores e monitores que v√£o dar a oportunidade de abrir mais leitos de UTI. Só nos últimos 15 dias, foram mais de 1.200 leitos abertos no Estado todo – o equivalente a dez hospitais de campanha. A nossa gratid√£o aos empres√°rios que doaram equipamentos que v√£o salvar as vidas de muitos paranaenses", declarou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

DOA√á√ēES – Além da Mondel?z, outras 41 empresas e institui√ß√Ķes doaram ao Governo do Estado equipamentos para serem usados em leitos Covid, e que est√£o sendo distribuídos pela Secretaria da Saúde a diferentes hospitais paranaenses. Ao todo, s√£o 135 respiradores, 70 monitores e outros itens que ainda ser√£o definidos, que somam quase R$ 10,3 milh√Ķes em doa√ß√Ķes.

Os equipamentos foram disponibilizados pelas seguintes companhias: as cooperativas Lar, C. Vale, Copacol, Coopavel, Frimesa, Copagril, Primato, Frísia, Cooperativa Agrícola Mista de Ponta Grossa e Union; Sicoob Central e as ag√™ncias do Sicredi de Palotina, Cafel√Ęndia, Toledo e Marechal C√Ęndido Rondon; JBS; Klabin; Concession√°ria Barigui Automóveis; Muffato; Sanepar; Audi; Copel; Heineken; Ambev; Associa√ß√£o Paranaense de Supermercados (Apras); Sindicato Patronal do Comércio Atacadista (Sinca); Renault; DAF Caminh√Ķes; Grupo Positivo; Pennacchi; Funpar; Ebanx; Ademilar; Sindicato das Indústrias do Metal; Sindicato das Serrarias, √Āguia Sistemas de Armazenagem; Crown Embalagens Met√°licas; Associa√ß√£o Comercial do Paran√°; Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidoras do Estado do Paran√° (Simca); Federa√ß√£o de Bens, Servi√ßos e Turismo de Curitiba; e Braspine Madeira.

Por Redação
Comunicar erro
magalu 2

Coment√°rios

magalu 3