Sa√ļde ind√≠genas

Ministério da Saúde declara emergência em saúde em território yanomami

O Ministério da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional para combate à...

Por Redação

21/01/2023 às 14:54:56 - Atualizado h√°

O Ministério da Sa√ļde declarou Emerg√™ncia em Sa√ļde P√ļblica de Import√Ęncia Nacional para combate à desassist√™ncia sanit√°ria dos povos que vivem no território ind√≠gena Yanomami, em Roraims. A portaria foi publicada na noite desta sexta-feira (20) em edi√ß√£o extra do Di√°rio Oficial da Uni√£o.

A pasta também instalou o Centro de Opera√ß√Ķes de Emerg√™ncias em Sa√ļde P√ļblica (COE – Yanomami), que estar√° sob responsabilidade da Secretaria de Sa√ļde Ind√≠gena (SESAI), e anunciou o envio imediato de cestas b√°sicas, insumos e medicamentos.

Entre outros, o comit√™ ser√° o respons√°vel por coordenar as medidas a serem empregadas durante o estado de emerg√™ncia, incluindo a mobiliza√ß√£o de recursos para o restabelecimento dos servi√ßos de sa√ļde e a articula√ß√£o com os gestores estaduais e municipais do Sistema √önico de Sa√ļde.

Desde a √ļltima segunda-feira (16), equipes do Ministério da Sa√ļde se encontram no território ind√≠gena Yanomami. A regi√£o tem mais de 30,4 mil habitantes. "O grupo se deparou com crian√ßas e idosos em estado grave de sa√ļde, com desnutri√ß√£o grave, além de muitos casos de mal√°ria, infec√ß√£o respiratória aguda (IRA) e outros agravos", informou a pasta.

As equipes devem apresentar um levantamento completo sobre a cr√≠tica situa√ß√£o de sa√ļde dos ind√≠genas. A terra ind√≠gena Yanomami é a maior do pa√≠s, em extens√£o territorial, e sofre com a invas√£o de garimpeiros. O povo da regi√£o vive uma crise sanit√°ria que j√° resultou na morte de 570 crian√ßas por desnutri√ß√£o e causas evit√°veis, nos √ļltimos anos.

Levantamento feito pelo Ministério da Sa√ļde registrou tr√™s óbitos de crian√ßas ind√≠genas nas comunidades Keta, Kuniama e Lajahu entre 24 e 27 de dezembro de 2022. No ano de 2022, foram registrados 11.530 casos confirmados de mal√°ria na terra Yanomami.

Neste s√°bado, o presidente Luiz In√°cio Lula da Silva e ministros de Estado visitam Roraima, para ver de perto a situa√ß√£o dos ind√≠genas. Também na noite de ontem (20), Lula institui o Comit√™ de Coordena√ß√£o Nacional para Enfrentamento à Desassist√™ncia Sanit√°ria das Popula√ß√Ķes em Território Yanomami. O objetivo do grupo é discutir as medidas a serem adotadas e auxiliar na articula√ß√£o interpoderes e interfederativa.

Fonte: Agência Brasil, em Veja Paraná
Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

Veja Paraná

© 2023 Veja Paraná - Todos os direitos reservados.
Jornalista Responsável Mauricio Santos // [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Veja Paraná