magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Surto do vírus 'mão-pé-boca' em crianças já atinge salas de aulas em creches de Alvorada do Sul

Por Mauricio Santos em 16/08/2023 às 13:46:29
Foto arquivo

Foto arquivo

O grupo de pais estão recebendo as seguintes mensagens:

SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS

Considerando os casos da Síndrome Mão-Pé-Boca no município e, em especial o percentual de ocorrências nesta turma , por recomendação médica e da Vigilância Epidemiológica, as atividades desta turma ficarão suspensas esta semana, para que o vírus seja extinto na instituição.
As aulas retornarão na segunda-feira, 21/08/2023.

Estamos a disposição para possíveis esclarecimentos

O jornalista Maurício Santos, entrou em contato com secretário geral de Alvorada do Sul e aguarda retorno.

O vírus Coxsackie é da família dos enterovírus (que afetam o trato gastrointestinal) e acomete principalmente crianças, geralmente abaixo dos cinco anos de idade, embora alguns adultos também possam contraí-la. Como o próprio nome sugere, a doença manifesta-se principalmente através de lesões nas mãos, pés e boca.

A transmissão acontece de forma direta ou indireta, através do contato com o vírus em secreções respiratórias (como espirro e tosse) ou em fezes de pessoas infectadas. O contato com pessoas e superfícies contaminadas (como objetos e brinquedos), bem como o compartilhamento de mamadeiras, talheres ou copos, também podem levar ao contágio.

Os sintomas são febre alta antes do aparecimento das lesões, aparecimento de manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas no centro na região da boca, amígdalas e faringe, podendo evoluir para ulcerações dolorosas. Há aumento da produção de saliva, e os infectados podem reclamar de dor durante a deglutição.

Bolhas surgem em geral nas mãos, pés e boca, embora as nádegas e as partes genitais também possam ser acometidas. Os infectados também podem apresentar mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia. É importante, porém, ficar atento: nem sempre a doença manifestará todos os sintomas.

Exatamente porque o vírus se multiplica em aparelhos do sistema digestório, a criança pode ter estomatite (inflamação da mucosa oral). Em casos mais graves, a infecção pode evoluir para uma miocardite (inflamação do tecido muscular do coração), encefalite (inflamação no cérebro causada, na maioria das vezes, por um vírus), meningite (inflamação das meninges) e paralisia semelhante à poliomielite.

Apesar disso, os quadros, em sua maioria, são leves, e a doença tende a melhorar espontaneamente, com duração de cinco a sete dias. Mas, mesmo depois de recuperada, a pessoa pode transmitir o vírus pelas fezes durante aproximadamente quatro semanas.

Devido à dificuldade de engolir e falta de apetite, é importante procurar oferecer alimentos pastosos (como mingau e sopas) e manter a criança bem hidratada, além de repouso. Crianças em idade escolar deverão ser afastadas das atividades escolares até a recuperação total.
Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui