magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Londrina lidera ranking regional de transparência na administração pública municipal, Alvorada do Sul fica em vermelho

Por Mauricio Santos em 21/10/2023 às 10:09:02

O Movimento Popular Anticorrupção Por Amor a Londrina realiza o Ranking de Transparência e Governança Pública dos municípios da 17ª Regional de Saúde do Paraná, PR. O trabalho avalia 21 prefeituras e conta com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil. A avaliação 2023 revelou que a maior parte das prefeituras (10) apresentou nível "regular" na avaliação. Oito cidades se enquadram no nível "ruim", uma no nível "péssimo", e apenas um município teve melhor pontuação e está no topo do ranking avaliado como "ótimo".


Clique aqui e veja a lista completa.


Apesar da evolução em comparação com 2022, a região ainda representa um nível regular de transparência e governança pública e 19 das 21 prefeituras avaliadas tiveram desempenho considerado insatisfatório. O detalhamento das notas indica que o maior desafio se concentra na dimensão Legal, que avalia a publicidade e existência de leis e normas de transparência e integridade nos municípios. Das 21 prefeituras avaliadas, apenas 8 publicaram regulamentação sobre a Lei de Acesso à Informação, e somente duas (Londrina e Ibiporã) não falham em divulgar a regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Londrina é o único município que apresenta regulamentação de Conflito de Interesses e mostra que possui norma de proteção ao denunciante.

A dimensão mais bem avaliada na região foi Plataformas, que verifica a implementação de portais, ferramentas e mecanismos que possibilitem pedidos de acesso à informação, acesso a dados abertos, manifestações e denúncias de casos de corrupção nas prefeituras, sobretudo em meios digitais, priorizando os canais que possibilitem o anonimato. Porém, apenas a prefeitura de Sertanópolis tem um canal para realização de denúncias anônimas com fácil acesso. No ranking geral, Londrina (87,1 pontos) recebeu classificação "ótima" mantendo a 1ª colocação pelo segundo ano. Ibiporã (64,6 pontos) ocupou a 2ª colocação sendo a única cidade com nível "bom". Em último lugar ficou Porecatu que piorou sua nota e só obteve 16,4 pontos que representa nível "péssimo" de transparência.

Fonte: Movimento Popular Anticorrupção Por Amor a Londrina

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui