magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

MĂ©dico do Inca alerta para sintomas de câncer do colo do Ăștero

Combate à obesidade reduz chances de diabetes e hipertensão, que são fatores de risco para o câncer do corpo do útero ou endométrio - Brendan [...]

Por Mauricio Santos em 05/12/2020 às 16:27:16

Combate à obesidade reduz chances de diabetes e hipertensão, que são fatores de risco para o câncer do corpo do útero ou endométrio - Brendan McDermid/Reuters/Direitos reservados

Janeiro é considerado o mês de conscientização sobre o câncer do colo de útero, e o médico Daniel Fernandes recomenda que, para evitar o câncer do endométrio, mulheres na fase pós-menopausa façam exercícios para combater a obesidade. “Combatendo a obesidade, diminuem as chances de ser diabética e hipertensa, que são também fatores de risco. E, ao menor sinal de sangramento, a mulher deve procurar o ginecologista para poder investigar.”

Fernandes lembrou que, na fase bem inicial, em que o tratamento tem grande chance de cura, o câncer do colo uterino é assintomĂĄtico. Por isso, a mulher precisa fazer o preventivo.

O Papanicolau detecta algumas alterações que são pré-malignas e que, se tratadas, não vão evoluir para a malignidade. “Só que, para isso, tem que ser feito o Papanicolau”, reiterou. Pelas diretrizes brasileiras, mulheres jovens devem fazer esse exame a cada dois anos. O Papanicolau pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. Sua realização periódica permite reduzir a ocorrência e a mortalidade pela doença.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

ComentĂĄrios

anuncie aqui