magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Historia de Alvorada do Sul

Por Mauricio Santos em 18/03/2022 às 10:31:55

Site da Prefeitura Municipal , foto da entrada da cidade

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Alvorada do sul teve sua formação de cidade, graças aos homens de grande iniciativa, em sua maioria oriundos de São Paulo e Minas Gerais, reunidos em torno de outros elementos, formavam empresas, firmas companhias ou sociedades com o objetivo de vender terras.

Entre 1920 a 1940, a boa qualidade das terras do Norte do Paraná atraia esses grandes desbravadores. A Firma Lima, Nogueira, Comercial e Exportadora, uma das principais exportadoras de café, estabelecida em São Paulo, adquiriu vasta área na localidade onde hoje se encontra o município de Alvorada do Sul, com o objetivo de formar uma Fazenda de Café, dentro de poucos anos a fazenda passou a contar com toda estrutura necessária, mas em virtude das grandes geadas da época, deu-se a estagnação, tornando-se impossível a produção cafeeira.

Seus proprietários acharam mais viável a implantação de uma colonizadora para a formação de um povoado, assim promoveram o loteamento da área em plano urbanístico devidamente aprovado. Os lotes foram vendidos divididos e devidamente legalizados.

Em pouco tempo o loteamento estava totalmente vendido. Pioneiros oriundos em sua maioria de São Paulo iniciavam uma nova etapa de desenvolvimento. Com trabalho incansável venceram os obstáculos naturais e transformaram a região em imponentes lavouras de café e cereais. Em 1956 a área urbana já contava com uma dezena de residências e algumas casas comerciais. Nessa época os moradores iniciaram um movimento visando a criação do distrito de Alvorada do Sul. No dia 14 de novembro de 1947 através da Lei Estadual no. 02, deu-se a criação do Distrito de Alvorada do Sul, passando a pertencer ao município de Porecatu.

O trabalho harmonioso da população deu prosseguimento ao progresso em todos os setores, Alvorada do Sul fazia por merecer sua elevação a Município, as reivindicações dos habitantes contou com o apoio do senhor Alcides Caetano, na época Deputado Estadual, que lutou incansavelmente para a concretização desse ideal da comunidade.

Através da Lei Estadual 790 de 14 de novembro de 1951. Alvorada do Sul foi elevada a Município, com território desmembrado de Porecatu. A instalação solene deu-se no dia 14 de dezembro de 1952, com a posse de seu primeiro prefeito Sr. Antonio de Abreu, na mesma data foi empossada a Câmara de Vereadores, que ficou constituída pelos seguintes vereadores: Emílio Alves, Antonio Palma, Sebastião Gonçalves de Melo, João Piovesana, Joaquim Teixeira da Costa, Natal Búfalo de Moraes, Carmo Gonçalves, Sólon da Silva e Sebastião de Oliveira.

O Município se localiza no Norte do Estado do Paraná, limita-se com os municípios de Porecatu, Bela Vista do Paraíso, Primeiro de Maio, Florestópolis e com o Estado de São Paulo, fica a 453Km da Capital do estado, sua altitude é de 380 metros da sede, o Município tem uma área de 419,9km2, e sua população é de aproximadamente 11.000 habitantes. Alvorada do Sul é um distrito judiciário subordinado a comarca de Bela Vista do Paraíso, contando com o Cartório de registro Civil e Anexos e um Juiz de Paz. A cidade é quase totalmente cercada pelas águas da represa Capivara, com condições ao Turismo.

Alvorada do Sul fazia divisa com Iepê no Estado de São Paulo, antes da represa, a interligação dos dois municípios era feita pela ponte do Porto Alvorada, que hoje se encontra a 30 metros abaixo do nível da água. Essa inundação trouxe alguns prejuízos a nossa cidade, como a vasta área produtiva, a ligação rodoviária sobre a ponte de Iepê, o transito de centenas de caminhões por dia proporcionava um excelente movimento comercial, perdemos a ponte, diversos lugares de extração de pedra, o melhor barro para a fabricação de tijolos e telhas, enfim perdemos oportunidades, e muitos habitantes que saíram daqui a procura de melhores condições de vida.



TRAVESSIA DE BALÇA ALVORADA DO SUL PR / IEPÊ S.P. ANOS 50 i

O significado do nome de Alvorada do Sul originou-se do fato da Companhia Alvorada em parceria com a Lima Nogueira, que fundaram o povoado, eles acreditavam que o vilarejo que nascia despertava para o futuro, por isso deu o nome a nossa cidade "Alvorada do Sul", Alvorada da Companhia, acrescida de do Sul, por ser localizado no Sul do País.

As vantagens para o turismo no Município de Alvorada do Sul ficaram evidentes com o alagamento na construção da Usina Capivara no rio Paranapanema, que na época foi uma grande perda para a cidade, que até então era totalmente agrícola, mais só em 1997 com gestão do prefeito Adéssio Búfalo que o turismo foi visto como alternativa para o município, pois a exploração das lagoas e da Represa apresentavam novas expectativas.

Nessa época a comunidade representada por vários segmentos da sociedade discutia a importância do Turismo para Alvorada do Sul, realizando um Planejamento Participativo para a cidade.

O prefeito se empenhou implantando no município o Programa Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT), Programa de Preservação Ambiental e outros programas e projetos ligados ao turismo.

A gestão realizava periodicamente pesquisas sobre a demanda turística, buscavam verbas junto ao governo do Estado para desenvolver a promoção Turística da cidade e apoio como saneamento básico e pavimentação para desenvolver melhor o turismo.

Com todos esses incentivos em pouco tempo os proprietários de áreas rurais próximas a Represa começaram a lotear de forma organizada os seus terrenos e empresários surgiram para investir no município.

Em 2000 o prefeito encaminhou a Assembléia Legislativa o Projeto de Lei para que fosse apreciado o pedido de Reconhecimento do Município de Alvorada do Sul como cidade Turística. O Selo Turístico veio na outra Gestão em 2001 com o prefeito João Piovesan Filho.

Em quatro anos o município manteve o Selo, porém não desenvolveu nenhum projeto relevante na área do Turismo.

A partir de 2005 na Gestão do prefeito Marcos Antonio Voltarelli, algumas ações voltaram a ser trabalhadas no município, o incentivo aos loteamentos junto ao IAP, reforma do Lago dos Patos hoje um dos pontos turísticos mais visitados no município e a criação do Show da Virada que atrai visitantes de toda região.

Hoje o município conta com aproximadamente 53 loteamentos com um número de 3823 Chácaras. Projetos ligados a infra-estrutura do município foram melhorados e outros desenvolvidos. A preocupação em dar mais suporte e atenção aos visitantes levou a gestão atual a trabalhar novas ações e criar novos projetos em incentivo ao Turismo municipal.

DISTRITO ESPERANÇA DO NORTE

Teve o início em 1950, pelo fundador José Maria da Vega, que efetuou a venda dos lotes urbanos e foi responsável pela formação do Patrimônio. Foi elevado a distrito administrativo de Alvorada do Sul, através da lei estadual nº 213 de 17 de Novembro de 1961. Entre os mais antigos e destacados moradores devem ser lembrados o Sr. Emílio Solcia, Luíz Clementino e Florindo Bragante.


Alvorada do Sul em 2022, cidade linda e cheia de esperança.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal

LIFT DETOX 2 798 x90
anuncie aqui