magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Com pouco espaço, Orçamento de 2020 terĂĄ menor investimento desde 2004

Ministro da economia defende pacto federativo para liberar espaço para investimentos. (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)Em vigor desde 2017, o teto federal de gastos

Por Mauricio Santos em 30/12/2019 às 11:25:33

Ministro da economia defende pacto federativo para liberar espaço para investimentos. (Fabio Rodrigues Pozzebom/AgĂȘncia Brasil)

Em vigor desde 2017, o teto federal de gastos também representa uma restrição que comprime o espaço para investimentos. Isso porque, enquanto os gastos totais estão travados pela inflação, diversas despesas obrigatórias crescem mais que a inflação. Apesar desse efeito, o secretĂĄrio do Tesouro defende a manutenção dos investimentos dentro do teto de gastos.

"Se a gente retirar o investimento pĂșblico do teto de gastos, vamos aumentar a dĂ­vida pĂșblica, que estĂĄ começando a se estabilizar depois da aprovação da reforma da PrevidĂȘncia e da queda dos juros bĂĄsicos. O teto é essencial para mostrar aos investidores o comprometimento com o ajuste fiscal. Se a gente reduzir o ritmo de ajuste, os ganhos conquistados até agora iriam embora em poucos meses", disse o secretĂĄrio durante a apresentação das propostas de emenda à Constituição do pacto federativo, no inĂ­ciode novembro.

Fonte: EBC

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

ComentĂĄrios

anuncie aqui